domingo, 7 de julho de 2013

Torta de Maçã (Receita Rita Lobo)

Estava procurando uma receita de Torta de Maçã, dessas que a gente vê nos filmes americanos e encontrei essa receita da Rita Lobo e simplesmente me apaixonei pela leveza e versatilidade da massa.
Dividi a massa e fiz a Torta de Maçã e uma Torta de Frango.

Massa:
4 xícaras (chá) farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
200 grs de manteiga gelada cortada em quadradinhos
1 lata de creme de leite com o soro
1 gema para pincelar.

Recheio:
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
6 maçãs verdes médias
1 1/2 colher (chá) canela em pó
1/2 colher (chá) noz moscada ralada
1 colher (sopa) essência de baunilha
3 colheres (sopa) suco de limão
1 xícara (chá) de açúcar

Preparo: Massa - Numa tigela misture a farinha, o sal e o fermento. Adicione a margarina gelada e vá amassando com as pontas dos dedos até ficar uma farofa grossa. Adicione o creme de leite e trabalhe a massa até virar uma bolota lisa.
Guarde 1/3 da massa na geladeira para fazer a tampa da torta.
Abra com um rolo numa superfície enfarinhada e forre o fundo de uma fôrma redonda. Fure toda a superfície da massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por 10 minutos coberta com papel manteiga e um peso (eu usei uma tigelinha de inox que possuo). 
Recheio: Corte as massas em fatias finas. Numa tigela acrescente às maçãs o suco de limão, o açúcar, a essência de baunilha, a noz moscada, a canela e  misture bem.
Pegue a massa da torta já pré-assada e polvilhe farinha de rosca no fundo, despeje o recheio e cubra com mais um pouco da farinha de trigo. Modele a tampa com o rolo, tampe e faça decorações se preferir.
No centro da torta faça um corte em cruz para sair o vapor do cozimento.
Leve ao forno por cerca de cerca de 1 hora a 180 ºC. Dez minutos antes de terminar o tempo de assar, retire do forno e pincele com a gema.

Notas: Eu usei açúcar mascavo no recheio e acabei me arrependendo pois não ficou muito doce. Da próxima vez vou tentar usar 1/2 xícara de açúcar branco e 1/2 de mascavo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário