sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Arroz de Forno com Atum

Hoje estava me lembrando que vó Mira fazia um arroz de forno tão gostoso e que ela era a única na minha infância que me fazia comer verduras e legumes sem reclamar. 
As primas Paty e Dryka são testemunham do poder de persuasão desta senhora pequenininha que a muito tempo foi brilhar com as estrelas.
Tem sabores da minha infância que sei que nunca vou conseguir reproduzir mas com certeza vou tentar refazê-los do meu jeito para criar memórias em meus filhos também.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz integral cozido
1/2 cenoura ralada
1/2 abobrinha ralada
1/2 lata de milho verde
1 xícara (chá) de brócolis aferventado em pedacinhos 
1/2 cebola picada
1/2 pimentão amarelo em cubinhos
1 lata de atum
2 ovos
1/4 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de queijo ralado
Coentro e cebolinha picada
Azeite doce
Pimenta-do-reino
Sal

Preparo: Em uma tigela misture a cenoura, a abobrinha, o coentro, a cebolinha, o brócolis e reserve.
Em uma panela com um pouquinho de azeite refogue rapidamente a cebola, o pimentão amarelo, o milho e o atum. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe esfriar.
Às verduras adicione o atum e o arroz. Misture bem.
Em um recipiente bata os ovos por alguns minutos até espumar.  Adicione o leite e o queijo ralado e tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino.
Derrame essa misture de ovos na tigela do arroz e misture bem.
Despeje sobre um refratário, regue com azeite e polvilhe queijo ralado.
Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 25 minutos ou até a superfície ficar douradinha.

Obs: Minha vó sempre fazia apenas com legumes e usava beterraba. Senti falta desta vermelhinha na receita mas não tinha na geladeira.
O arroz pode ser dormido e branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário