segunda-feira, 23 de março de 2015

Desenvolvimento da Alimentação Infantil Saudável

 Quando falamos sobre alimentação infantil é comum ouvirmos os pais reclamarem de como os seus filhos não gostam de consumir verduras e frutas, e sim doces e comidas repletas de gorduras e excesso de sódio.
O incomum é os próprios pais se responsabilizarem por tal comportamento que é desenvolvido desde a primeira infância.
Bebês desde que nascem consomem leite materno ou mesmo fórmulas para lactentes e até então são desprovidos de noções como salgado ou doce, e até mesmo azedo.
Aos 4 meses os pediatras costumam inserir alimentos na dieta dos bebês e é a partir daí que podemos começar a desenvolver nos pequenos hábitos alimentares saudáveis nos lembrando de que as papinhas ou suquinhos não precisam ter no seu preparo sal ou mesmo açúcar além do que já é fornecido pelas verduras, frutas, grãos ou proteínas utilizadas.
E fruta tem açúcar? Tem sim, a frutose, a sacarose e a glicose que varia de acordo com a fruta a ser consumida.
Alimentos não industrializados possuem sódio? Alimentos tanto de origem animal como vegetal possuem sódio. Alguns exemplos são as carnes bovinas e suínas, leite, batatas e grãos. Assim como nas frutas, a quantidade varia de acordo com o alimento consumido.
Quando preparamos os alimentos ofertados aos bebês, ou mesmo as crianças, o que costuma acontecer é que acabamos por usar a nossa noção de sabor para preparar os alimentos dos pequenos.
Outro fator bastante comum é não oferecermos aos nossos filhos alimentos dos quais nós não gostamos ou estamos acostumados a consumir. Um erro que precisamos corrigir, pois nem todos nós fomos criados com hábitos alimentares considerados exemplares não é mesmo?!?
Precisamos deixar o nosso preconceito de lado e buscar ofertar o que é considerado mais nutritivo nessa fase, um bom exemplo são alimentos integrais que possuem grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Lógico que com o passar do tempo o bebê irá desenvolver o seu próprio gosto por determinados alimentos mais fica mais fácil ele fazer boas escolhas se não for ofertado desde cedo alimentos industrializados considerados atrativos como doces, refrigerantes e frituras até pelo menos a criança completar 2 anos, pois geralmente coincide com o início da fase escolar e de um novo desafio, o lanche.

Mamães e papais deixem sua opinião!!!


Obs: Não sou nutricionista e nem qualquer outro tipo de especialista no assunto. Minha noção vem do que deu certo com o meu filho de 9 anos e que estou reproduzindo na minha bebê de 11 meses, aliado ao bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário