segunda-feira, 6 de junho de 2016

Extrato de Tomate Caseiro

Depois de uma notícia sobre pêlos de rato em extrato de tomate fiquei assustada ao saber que a ANVISA determinou que existe um nível tolerável para corpos estranhos como insetos e pêlo de rato nos alimentos.
Para cada 100 grs de tomate foi determinado que 1 fragmento de pêlo de rato é aceitável. 
Como eu não tenho interesse em consumir e nem oferecer aos meus filhos corpos estranhos decidi mudar e não comprar mais extratos e molhos de tomates e fazê-los eu mesma.
Para estender a validade decidir congelar porcionado em cubas de gelo.

Ingredientes:

1 kg de tomates em cubos com semente 
4 colheres (sopa) de óleo de milho
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de sal

Preparo: Coloque em uma panela os tomates, o óleo, 2 colheres do açúcar e 1 de sal.
Leve ao fogo até os tomates estarem cozidos e se desfazendo.
Bata os tomates no liquidificador ou processador até ficar homogênea.
Passe pela peneira e volte ao fogo com o açúcar e sal restante para engrossar.
Distribua o extrato em uma cuba de gelo e depois de congelado guarde os cubos em sacos de congelamento ou vasilhames plásticos.

Obs: O extrato serve de base para a preparação de molhos de tomate que também podem ser congelados. 

Extrato de Tomate Caseiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário